21 de out. de 2018

Para o sucesso na redação


- Não deixe de apresentar uma tese que seja desdobrável em dois pontos de observação a serem analisados, posteriormente, no desenvolvimento;
- Elimine do texto expressões como “É notório que...”, “É indubitável que...”, “É indiscutível que...” para abrir parágrafos. São fórmulas prontas utilizadas por muitos candidatos, o que retira a originalidade total da sua produção;
- Após um tópico frasal curto não use expressões de soma de argumentos, pois é o momento de explicar o que foi mencionado na frase de introdução do parágrafo e não de acrescentar informações;
- Cada parágrafo é um microtexto sendo, portanto, indispensável que haja introdução, desenvolvimento e conclusão da ideia desenvolvida nele;
- Não faça parágrafos apenas contextualizadores ou somente de contexto histórico, por exemplo. Cada parágrafo deve apresentar o problema e discuti-lo, endossando os problemas à vida hoje;
- Faça, no mínimo, dois diálogos relevantes com outras áreas e entrelace-os bem à discussão;
- As propostas de intervenção devem responder ao problema do texto e serem detalhadas sempre endossando medidas que podem ser aplicadas e ter resultados colhidos a curto ou médio prazo, preferencialmente;
- Não copie os textos motivadores e nem mesmo produções modelo;
- Evite repetições vocabulares;
- Elimine o excesso de espaço entre as palavras e respeite as margens da produção;
- Prefira não usar a primeira pessoa do plural em textos modelo Enem;
- Sigla deve vir acompanhada, na primeira ocorrência, de explicitação do significado dela.
- Números, até dez, é melhor apresentá-los por extenso.
- Troque o “cada vez mais” por progressivamente, paulatinamente ou expressão correlata.
- Não use “deixar de lado”, deixar a desejar”, “uma luz no fim do túnel”, “fechar com chave de ouro”... Nesses casos, o correto será: negligenciar, não satisfazer ao almejado, possibilidade última, concluir com primazia.
- Nome de ministérios, leis e marcos históricos devem ser grafados com letra maiúscula. Exemplo: Ministério da Educação, Estatuto do Idoso, Revolução Industrial...
- Os termos “governo”, “poder público”, “igreja” e outros semelhantes dispensam o uso das iniciais maiúsculas.
- Crie parágrafos de tamanhos proporcionais.
- Invista em frases de fechamento que demonstrem ao leitor a força discursiva do texto.

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