29 de mar. de 2010

Melô do Quinhetismo

Antes de ir ao assunto desta postagem, preciso dizer aqui de quão preciso é para mim o blog Literarizando. Sempre dou uma passadinha no espaço da professora Bianca Campello buscando um ohar diferente do meu para os assuntos que abordo em sala. A linguagem simples e clara dela me encantam. 
A imitação aqui é pura forma de elogio, viu!

Agora, vai aí para os meus alunos um "melô" que encontrei fuçando as postagens do blog www.literarizando.wordpress.com. Muito legal! Eu amei! Espero que gostem!



Melô do Quinhetismo


Olho pra frente e vejo
Um índio pelado que vai passando
Ele é pecador ou é inocente
Eu vou me perguntando

Junto com esse índio
tem uma natureza sensacional
Que terra, que gente é
Essa estranha demais

Quinhentismo, quinhentismo
Quinhentismo, como é esse país?
Quinhentismo, quinhentismo
Quinhentismo, como é esse país?

Texto de informação é
Documento para o rei
Texto de catequese
Converte o índio
Isso eu já sei

Caminha exaltou o índio e falou
Do ouro que não achou
Anchieta com teatro e poesia
O índio mudou

Quinhentismo, quinhentismo
Quinhentismo, como é esse país?
Quinhentismo, quinhentismo
Quinhentismo, como é esse país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Flickr