24 de abr. de 2016

Atividade de recuperação 1º Trimestre 3º Ano

1- Defina Pré-Modernismo e suas principais características.
2- Registre quem são os principais autores e sua respectivas obras, demonstrando como cada um deles contribui para retratar o Brasil da virada do século.
3- Explique por que o Pré-Modernismo não é considerado uma estética literária.
4- Descreva as características essenciais da poesia de Augusto dos Anjos e explique por que sua obra é inovadora, singular dentro da tradição literária do país.

5- Analise o poema a seguir ressaltando as características da produção literária de Augusto dos Anjos.
Budismo Moderno


Tome, Dr., esta tesoura e… corte
Minha singularíssima pessoa.
Que importa a mim que a bicharia roa
Todo o meu coração depois da morte?!

Ah! Um urubu pousou na minha sorte!
Também, das diatomáceas da lagoa
A criptógama cápsula se esbroa
Ao contrato de bronca destra forte!

Dissolva-se, portanto, minha vida
Igualmente a uma célula caída
Na aberração de um óvulo infecundo;

Mas o agregado abstrato das saudades
Fique batendo nas perpétuas grades
Do último verso que eu fizer no mundo!




Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Flickr