24 de fev. de 2010

Para a galerinha do 1º Ano

Olá, pessoal!

Tardei a aparecer para deixar o post que prometi. Mas tardar não é faltar e venho cumprir a promessa.

Bem, conforme conversamos em sala, a nossa "prova" (eta, nome incoerente!) será sobre o pouco que vimos até então quanto ao que é Literatura.

Você precisa se lembrar que não há um conceito unívoco, mas que a Literatura pode ser entendida como a arte da palavra, pois o artista ao "trabalhar" os possíveis sentidos de um termo, cria significados simbólicos, os quais ultrapassam o sentido objetivo, reconhecido como verdade absoluta, a concepção dicionarizada.

Ai, você pode dizer: "Dani, continuo sem entender..."
Vamos ao texto então:

Explicação de poesia sem ninguém pedir

Um trem de ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida,
virou só sentimento.
Adélia Prado

No poema, o significado de trem de ferro vai além da descrição funcional (coisa mecânica): ele representa as chegadas e partidas, traz ou leva pessoas de quem gostamos e, assim, "atravessa" a vida das pessoas, transforma-se em sentimento.

Fica tudo bem claro para você, aluno esperto, que prestou atenção nas palavras do poeta Manoel de Barros lidas em sala:

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a
imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o
rio faz por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que
fazia uma volta atrás de casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.

A literatura cria as condições para que também nós, leitores, olhemos de modo inovador para o mundo e, ao fazer isso, reconheçamos uma beleza que, à primeira vista, não parecia estar ali.

Além disso, a literatura exerce alguns papéis importantes na sociedade, como: ajudar o homem a sonhar, descansando-o dos problemas cotidianos; provocar reflexão sobre a realidade (já que sozinha não consegue mudar o mundo), instigando o homem a mudar de comportamento; denunciar a realidade, ensinando-nos a construir uma vida melhor, isso sem falar no prazer que o hábito de ler proporciona a quem o possui.

Aqui, vale fazer uma pausa para falar dos gêneros literários. 
Gênero é a denominação que damos ao conjunto de obras que possuem características semelhantes de forma e conteúdo.
Em sala falamos sobre a definição clássica, cunhada pelo filósofo grego Aristóteles, a qual pressupõe três gêneros:
O Épico: são aquelas narrativas que contam os feitos extraordinários de um herói. Segundo Aristóteles, é a palavra contada, ou seja, é o bom e velho "contar histórias".
É importante guardar na memória que esse gênero evoluiu, adquiriu outras formas. Hoje temos como uma vertente do gênero épico, o GÊNERO NARRATIVO. Assim, os romances, contos,  novelas e crônica são parentes dos textos épicos, pois também se prestam a narrar uma história ficcional. Uma diferença importante reside no fato de que o herói dessas novas narrativas são pessoas comuns, e não mais seres predestinados por deuses para salvar o seu povo. Modernamente, o herói é uma pessoal "normal", o que o define como personagem destaque é a força de seu caráter.

O Lírico: gênero ligado à expressão do mundo interior, ou seja, fala de sentimentos, emoções e estados de espírito (não é só amor não, hein!). A palavra cantada, conforme a definição aristotélica.

Pegue aí o texto da Florbela Espanca (Fanatismo - este poema foi gravado pelo cantor Raimundo Fagner!), aquele que está na nossa folha de exercícios:

Nos  dois primeiros quartetos, o eu lírico (uma mulher) revela a força do amor que sente: seus olhos enxergam apenas o amado (por isso "andam cegos"), que se transformou na sua própria vida, o sentimento que toma conta de seu ser.

No dois últimos tercetos, ao ouvir a opinião de outras pessoas sobre a transitoriedade do amor ("tudo no mundo é frágil, tudo passa"), o eu lírico responde que o ser amado passou a ser seu "princípio" e seu "fim".

Após da análise do poema, de observar essa dedicação cega, absoluta fica fácil entender porque seu título é Fanatismo, não é mesmo?!!!

O Dramático: são os personagens "em ação". É o texto sendo dramatizado, encenado. Exemplo claro é o teatro que conhecemos hoje, o qual possui o seu germe na Antiguidade Clássica. Com mais tempo conto a história desse gênero, ok?!


Mas, enfim, o que torna um texto literário?
A linguagem e o uso que se faz dela são as chaves: em um texto literário temos uma dimensão estética, plurissignificativa, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. No texto não-literário, a preocupação é com a  informação mais objetiva, real, científica, dicionarizada.


Pessoal, boa prova!
Procurem interpretar bem tudo o que aparecer para ser lido. 
Não se precipite: Literatura é para aqueles que contemplam as palavras, sem pressa, sem medo e com amor!

Beijos!

Ps.: Beijo especial para o Marcelo do 1ºB: ele foi super educado hoje pedindo para entrar e uns "sem-noção" ficaram de piadinha (eta, povo!). É isso aí, Marcelo! Adorei!
Outro beijo para o Filipe do 1ºA e um pedido público de desculpas pela resposta pouco gentil que dei a ele ontem. Perdão, querido! Você é um tesouro e ninguém tem o direito de tratá-lo de qualquer modo, sem dar a devida atenção que você merece!

3 comentários:

  1. Oi Dani, tudo bem?
    Muito bom o post, ajudou muito para estudar pra prova de amanha! A prova até que vai estar fácil.

    Até!
    Junior 1º C

    ResponderExcluir
  2. Professora,
    a cada dia venho me surpreendendo mais com a escola.Tanto em sua organização quanto em seu corpo docente.Sempre insentivei meus professores de Divinópolis a usarem ferramentas como o BLOGGER mas nunca fui ouvido,vejo aqui que os professores são atualizados criativos e informados.Gostei muito de vc e da facilidade que tem para escrever.
    Espero que o blog continue a dar mais vizitas,e já que vejo que gosta do seu cantinho vou te dar umas dicas de bloggeiro que acho que iram te ajudar.

    Ferramentas:
    O Sitemeter é um contador de vizitas similar ao que vc usa,porem ele tem uma vantagem.Ele conta o n de acessos de cada IP.Um exemplo é se eu acessar seu blog tres vezes.Sera computada apenas uma visita.É bom para conhecer de onde vem suas vizitas e o nº real.

    http://www.sitemeter.com/

    Contador de usuarios online.
    Indica quantos usuarios estao lendo seu blog neste momento.

    http://www.opromo.com/category/contador-de-usuarios-online

    Deixei alguns se tiver interesse em outros?
    Aqui esta um dos meus blogs.
    http://www.editandopes.blogspot.com

    Obrigado pela explicação para a prova.
    Falows

    Guilherme Soares 1ºC

    ResponderExcluir
  3. Muito valiosas as dicas, Gui! Vou precisar mesmo de uns toques, viu?!!!Fico super feliz por vc estar gostando do colégio!
    Bjãoooo!!!!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

Flickr