Galera,
Estão disponíveis os slides sobre o Sermão do Bom Ladrão. Cliquem no link para visualizarem, mas não se esqueçam de que a leitura da obra é indispensável.
Sermão do Bom Ladrão, Pe. Antônio Vieira
10 de ago. de 2010
30 de jul. de 2010
Atrás do vento
O que amo de verdade, inspira meu dias
e levanta minha cabeça é o que faz meu corpo dançar.
e levanta minha cabeça é o que faz meu corpo dançar.
É pra não correr atrás do vento que meu ser é embalado
no compasso e no ritmo da eternidade.
no compasso e no ritmo da eternidade.
Ai, gratidão sem fim, amor sem limites,
perdão sem retrocesso!!!!!!!!!!
perdão sem retrocesso!!!!!!!!!!
26 de jul. de 2010
Vestibular Seriado
Fiquem atentos, as inscrições do vestibular seriado da Unimontes já estão abertas:
Período das Inscrições:
:: O período para inscrição é de 26/7/2010 a 10/9/2010, nos locais indicados no subitem 3.7 do
Edital. O período para pré-inscrição (Programa Socioeconômico) é de 26/7/2010 a 13/8/2010,e as normas para obtenção de desconto/isenção da taxa de inscrição constam no Anexo I do Edital.
Locais das Inscrições:
:: Diretamente nas agências credenciadas dos Correios, de 26/07 a 10/09/2010, nos dias e horários de funcionamento dos correios.
:: Via Internet, das 09 horas do dia 26 de julho de 2010 às 18 horas do dia 10 de setembro de 2010.
No caso de Pré-inscrição (Programa Socioeconômico), o prazo final é dia 13/8/2010, conforme subitem 3.6 do Anexo I do Edital.
:: O período para inscrição é de 26/7/2010 a 10/9/2010, nos locais indicados no subitem 3.7 do
Edital. O período para pré-inscrição (Programa Socioeconômico) é de 26/7/2010 a 13/8/2010,e as normas para obtenção de desconto/isenção da taxa de inscrição constam no Anexo I do Edital.
Locais das Inscrições:
:: Diretamente nas agências credenciadas dos Correios, de 26/07 a 10/09/2010, nos dias e horários de funcionamento dos correios.
:: Via Internet, das 09 horas do dia 26 de julho de 2010 às 18 horas do dia 10 de setembro de 2010.
No caso de Pré-inscrição (Programa Socioeconômico), o prazo final é dia 13/8/2010, conforme subitem 3.6 do Anexo I do Edital.
Acessem o site para mais informações: http://www.cotec.unimontes.br/paes/paes2010/informativo.htm
Confiram as 23 instituições no país que aderiram ao PROCESSO SELETIVO SERIADO,
(além da Unimontes, é claro), e confiram os principais cursos oferecidos:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
www.ufs.br
Processo Seletivo Seriado (PSS)
Mais informações: www.ccv.ufs.br/ccv/concursos/pss2010
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
www.ufal.edu.br
Processo Seletivo Seriado Unificado (PSS)
Mais informações: www.copeve.ufal.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
www.ueg.br
Sistema de Avaliação Seriado (SAS)
Mais informações: www.vestibular.ueg.br
CESPE - CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
www.unb.br
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Mais informações: http://www.cespe.unb.br/PAS/
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA - UFPB
www.ufpb.br
Processo Seletivo Seriado (PSS)
Mais informações: http://www.corpeve.ufpb.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
www.ufv.br
Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES)
Mais informações: http://www.copeve.ufv.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG
www.uepg.br
Processo Seriado Seletivo (PSS)
Mais informações: http://www.cps.uepg.br/pss
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
www.ufla.br
Processo de Avaliação Seriada (PAS)
Mais informações: http://www.copese.ufla.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
www.ufjr.br
Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM)
Mais informações: http://www.vestibular.ufjf.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
www.uniube.br
Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS)
Mais informações: http://www.uniube.br/copese/pias
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
www.portal.ufpa.br
Processo Seletivo Seriado (PSS)
Mais informações: http://www.ceps.ufpa.br
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
www.usp.br
Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP)
Mais informações: http://www.usp.br/pasusp
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
www.upe.br
Sistema Seriado de Avaliação (SSA)
Mais informações: http://www.upenet.com.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR
www.ufrr.br
Processo Seletivo Seriado (PSS)
Mais informações: http://www.ufrr.br/vestibular
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
www.ufpi.br
Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU)
Mais informações: http://www.ufpi.br/copese
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DA JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
www.ufvjm.edu.br
Processo Seletivo de Avaliação Seriada (SASI)
Mais informações: http://www.copese.ufvjm.edu.br/sasi
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA
www.uepa.br
Programa de Ingresso Seriado (PRISE)
Mais informações: http://www2.uepa.br/seletivo
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MARINGÁ - UEM
www.uem.br
Processo de Avaliação Seriada (PAS)
Mais informações: http://www.pas.uem.br
Cursos Oferecidos
FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO - FAAP
www.faap.br
Processo Seletivo Contínuo
Mais informações: http://www.faap.br/processo_seletivo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
www.ufcg.edu.br
Processo Seletivo Seriado (PSS)
Mais informações: http://www.comprov.ufcg.edu.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
www.ufsm.br
Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES)
Mais informações: http://www.coperves.proj.ufsm.br
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
www.ufu.br
Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES)
Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES)
Mais informações: http://www.ingresso.ufu.br/paaes-paies
Cursos Oferecidos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
www.ufpel.tche.br
Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE)
Mais informações: http://www.ces.efpel.edu.br/wordpress
Cursos Oferecidos
22 de jul. de 2010
"Coisas que só o coração pode entender..."
Foto: Helena Pinheiro
"Fundamental é mesmo o amor,
é impossível ser feliz sozinho..."
"Fundamental é mesmo o amor,
é impossível ser feliz sozinho..."
Tom Jobim
A linda imagem foi retirada do blog http://doidademarluquices.blogspot.com
Requintes de Delicadeza
É com requintes de delicadeza que me conquistam. Mesmo que eu tenha crises de mau-humor ou de independências, espera com tranquilidade minha entrega, deixa eu querer ficar até que eu pense por dentro: “isto é a felicidade!”.Mas não desarrume minha rotina tão bruscamente, nem exija de mim o contrário do que havia quando me conheceu.Assim, eu serei outra pessoa, e nada mais restará do encanto.É com requintes de delicadeza que te guardarei no corpo.E não vou querer nada além do que nos parecer justo: tua mão na minha , meu olhar no teu, e um Universo inteiro por explorar...tão nosso. Ao contrário, eu me despeço. Com todo o requinte de delicadeza que certas crueldades têm.
*
*
*
Marla de Queiroz
Marla de Queiroz
Sozinha nada posso fazer
"Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou
e o que vier a ser vem de Ti, Senhor"
Ana Paula Valadão
Gratidão repetida
Como é bom ter a ideia da eternidade, a chama de que tudo, tudo mesmo,
está cooperando para que a vida seja plena, embora problemas todos os viventes tenham.
O período de choro não anula( digo isso sempre) a certeza de que após o inverno rigoroso, as árvores voltarão a sorrir e frutificar.
É tão lindo e tão bom encontrar esperança no amanhecer!
Melhor ainda é saber que trazer à memória as coisas e poesias
que a vida não cansa de escrever nos deixa alimentados.
A melancolia produz sim belos poemas; as dores de amor, as melhores canções,
mas ser feliz ainda é o texto mais lindo de ser ler.
20 de jul. de 2010
Gratidão
Dos muitos desejos que possuo, das vontades que não me deixam,
obrigada, meu Deus, por não permitir faltar o que de fato preciso.
Feliz dia do Amigo
Para ser bem verdadeira, não tenho muitos amigos. Nunca fui boa em conquistá-los. A razão? Não sei... Considero-me uma pessoa fiel, dedicada, mas não sou popular, engraçada. Talvez seja isso: as pessoas gostam de ter por perto quem as divirta. Não é o meu caso. Tenho esse jeito de quem leva tudo à sério. Deve ser isso. Sei lá...
Apesar disso, tenho uma amiga de infância, dessas que mesmo depois de muito tempo sem nos vermos, nos abraçamos e contamos os segredos íntimos. Tenho também amigos dos tempos de agora, pessoas de quem gosto e me sinto à vontade para partilhar, ouvir os lamentos e rir das coisas cotidianas.
É aos de ontem e aos de hoje que dedico minha gratidão por me ensinarem a ser gente, a aprender e reconhecer as minhas limitações e as de quem me rodeia.
Cada um de nós é uma colcha de retalhos: somos feitos de partes dos outros e a verdade é que as vezes nem dimensionamos o quanto de nós há nos demais e que quantidade dos outros é que delineia quem somos.
Para mim é assim: sou uma constituição, dentre outras coisas, daquilo que meus amigos deixaram comigo. Gratidão, então, por ajudarem a montar todo dia o castelo de quem sou.
"Amigo se faz em tempos de paz, mas na angústia é que se prova o seu amor."
Ludmila Ferber
7 de jul. de 2010
Saber viver, Cora Coralina
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar
Cora Coralina
5 de jul. de 2010
Palavras, Samuel José
Palavras
Grandes cadeias de ilusões
Mas também libertadoras de emoções
São como espadas de dois gumes
Cortam o meu e o teu coração.
São como um corredor:
Em cada frase uma surpresa
Sejam pequenas como um Não
Ou maiores que a leveza.
Para quem ouve, veludo
Ou mesmo cacto
Com seus espinhos,
Podem ser ditas com leveza
E serem mortais para o ouvinte.
Palavras são espaço vazio
Que com emoções preenchidos
Levam a emoção de quem fala
São recebidas e misturadas
às emoções de quem está ouvindo.
Samuel José é aluno do 1º Ano A,
Do Colégio Delta,
em Montes Claros- Minas Gerais
Grandes cadeias de ilusões
Mas também libertadoras de emoções
São como espadas de dois gumes
Cortam o meu e o teu coração.
São como um corredor:
Em cada frase uma surpresa
Sejam pequenas como um Não
Ou maiores que a leveza.
Para quem ouve, veludo
Ou mesmo cacto
Com seus espinhos,
Podem ser ditas com leveza
E serem mortais para o ouvinte.
Palavras são espaço vazio
Que com emoções preenchidos
Levam a emoção de quem fala
São recebidas e misturadas
às emoções de quem está ouvindo.
Samuel José é aluno do 1º Ano A,
Do Colégio Delta,
em Montes Claros- Minas Gerais
É só alegria mesmo
Resposta recebida
Amor compartilhadoDança liberdade
Sol de brilho quente
Frio que não congela
Herança bendita:família
Herança bendita:família
Trabalho que não cansa
Dinheiro que não corrompe
Amor próprio
Letras, poesia, música
Cheiro de chuva
De perfume também
De bebê melhor ainda
De bebê melhor ainda
Nas manhãs, força
Nas noites, sentido
Esperança imortal
Pintura do Deus
Poderoso,no coração
Altar e gratidão...
Altar e gratidão...
Beijo da vida
É só alegria mesmo!!!
É só alegria mesmo!!!
Dê-me corda
Nem tão extrovertida que o acanhamento não alcance.
Nem tão sorridente que não conheça o gosto salgado da lágrima furtiva.
Permanente é só essa alma de águia e o desejo de ir além, de abençoar a muitos
e caminhar neste mundo desafiando a escuridão.
4 de jul. de 2010
Trabalho Robinson Crusoé
Trabalho de Literatura
Buscando a significação da narrativa
Buscando a significação da narrativa
a) Escreva um parágrafo esclarecendo qual é, em sua opinião, a mensagem do livro.
b) Liste seis acontecimentos da narrativa, pela ordem em que aconteceram, seguindo o modelo abaixo:
Observação: você deverá contemplar toda a história nos itens listados: início, meio e fim.
Observação: você deverá contemplar toda a história nos itens listados: início, meio e fim.
1º Robinson parte em sua primeira viagem marítima. Um grande temporal quase destruiu o navio.
2º____________________________________________________________
3º ____________________________________________________________
4º ____________________________________________________________
5º ____________________________________________________________
6º____________________________________________________________
7º ___________________________________________________________
2- Relate o episódio mais envolvente da narrativa, ou seja, aquele que mais ativa as sensações de surpresa,medo, angústia e desejo de chegar ao final da aventura.
3- Liste detalhes expressos no texto , os quais permitem ao leitor identificar:
As características físicas e psicológicas de Robinson Crusoé
As características físicas e psicológicas de Sexta-Feira
4- Quem é o narrador da história? Retire um trecho do texto para comprovar sua resposta.
5- Faça uma pesquisa sobre o navegador Amy Klink e informe as semelhanças existentes entre as aventuras dele e os relatos de Robinson Crusoé.
6-Atenção!
Aqui no blog o livro está disponibilizado para leitura, basta procurar no arquivo de junho. Não deixe de ler a história e preparar-se para as atividades e avaliações que estão por vir!
Clique no link para usar o modelo de capa e folha de rosto indicados para esta atividade:
Modelo de Capa e Folha de Rosto
Lembrete: a ficha literária nº 4 deverá ser entregue no dia 05/08/10.
O suplemento literário e o trabalho são para o dia 12/08/10
Bom trabalho, garotos e garotas!
Beijão!!!
Clique no link para usar o modelo de capa e folha de rosto indicados para esta atividade:
Modelo de Capa e Folha de Rosto
Data de entrega: 12/08/10
Lembrete: a ficha literária nº 4 deverá ser entregue no dia 05/08/10.
O suplemento literário e o trabalho são para o dia 12/08/10
Bom trabalho, garotos e garotas!
Beijão!!!
Assinar:
Postagens (Atom)