7 de dez. de 2018

Temas de redação: A preservação da memória e do patrimônio cultural e científico do Brasil


Texto para o Corpo de Bombeiros
A preservação da memória e do patrimônio cultural e científico do Brasil é uma medida capaz de valorizar a nação e sua história, além de impulsionar o desenvolvimento do país. No entanto, os constantes casos de destruição de museus e espaços culturais revelam o quanto essa temática tem recebido pouca importância no cenário hodierno. A realidade do país aponta para uma problemática persistente em que estado e população alicerçam o desprestígio ao saber e à cultura no panorama nacional.
Cabe ressaltar, inicialmente, o quanto o governo torna transparente a falta de zelo para com a memória histórica e a herança advinda dela. O incêndio ocorrido em setembro de 2018 destruiu de modo significativo o Museu Nacional do Rio de Janeiro e trouxe a atenção social ao descaso público quanto ao patrimônio cultural e científico que se encontrava naquele espaço. No entanto, essa situação não é inédita, sendo cabível salientar que o Museu da Língua Portuguesa e outros âmbitos semelhantes sofreram destino semelhante há pouco tempo. A recorrência desses fatos expõe a negligência quanto à destinação de verbas capazes de manter e assegurar esses âmbitos. Como consequência, o país perde parte considerável de seu acervo histórico, pesquisas se tornam cinzas e saberes são desperdiçados.
Ademais, a população se mostra inerte frente à destruição dos lugares que recontam e contribuem para a ressignificação da história da pátria. O culto ao agora e aos divertimentos frívolos, associado ao desconhecimento escolar do valor do conhecimento histórico, faz com que os cidadãos brasileiros pouco se revoltem diante da desvalorização e ruína de museus, escolas de arte e seculares institutos de ensino e pesquisa. Desse modo, tem-se a permanência de uma sociedade alienada, sem condições críticas de compreender que desconhecer o passado nacional, sua cultura e projeções, é selar um futuro de manipulação e atraso.
Diante do exposto, é preciso que governança e sociedade se empenhem em preservar e elevar a memória e o patrimônio cultural e científico do país. Para isso, faz-se necessária a ampliação de verbas para evitar falhas drásticas de estrutura, além de incentivo educacional para que a o população conheça e valorize museus e complexos de visitas e atividades cultas. Medidas assim poderão mudar os rumos do descuido que o Brasil vivencia quanto a seus espaços de elevação do saber humano e manutenção da história de quem a nação é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Flickr