18 de mai. de 2011

Texto Descritivo

Olá, Pessoal!

Conforme prometi, eis aqui o post sobre texto descritivo, para aquecê-los para a produção de sexta-feira.

A primeira instrução é quanto a lembrarem-se da teoria: descrever é elencar características físicas e psicológicas que auxiliem-nos na criação de um retrato mental do que está sendo descrito. 
É possível também, por meio da observação de uma imagem, criarmos uma descrição escrita. É justamente nesse ponto que quero chegar: observem as imagens a seguir:

Cada uma dessas imagens possui dois ou mais personagens. Pense em redigir um texto descritivo, assumindo a identidade de um dos retratados. Você deverá redigir em 1ª pessoa, falar sobre as características físicas e psicológicas do elemento da imagem a quem está representando e também descrever o(s) outro(s) personagem (ns) presente(s). Para que haja coerência, sua descrição deverá estar contida em uma pequena narrativa. Portanto, é preciso criar um contexto em que faça sentido a descrição realizada por você.

Pensemos então nesta terceira e última imagem. Se o que preciso é assumir a 1ª pessoa, o texto poderia ser algo semelhante ao que descrevo a seguir:

"Eu, ainda tão moça, estava recostada ao ombro dele. Meu sorriso era largo e intenso, desses resultantes de uma gargalhada que somente o bom humor daquele jovem homem de cabelos negros e barba por fazer poderiam arrancar de mim. Trajávamos camisetas brancas. O meu olhar era de felicidade, de descontração de amigos e amantes. Ali, senti-me vestida de cumplicidade, de afeto e de calmaria na alma, da forma que sei existir."

Observe que assumi o ponto de vista da moça: ela observa o rapaz, os traços físicos, a aparência dele, mas também fala de si: a jovialidade, o sorriso largo, a postura recostada ao ombro do homem, a camiseta branca, tal qual a do parceiro. Estes são traços físicos, visuais. Resta, para completar a proposta, falar sobre os aspectos psicológicos: ela fala do bom humor, da descontração, da felicidade, da cumplicidade do momento, do afeto e da calma do coração.
Bem, é verdade que a minha descrição está lírica demais... Mas, penso que você pôde observar os aspectos da proposta bem abordados: eu assumi um ponto de vista (relatei como se eu fosse a moça), falei dos aspectos visíveis e das sensações, as quais correspondem aos sentimentos emanados do comportamento do momento em questão, da personalidade de ambos.

Em sua produção, você deverá descrever cada imagem, e não escolher uma dentre as três.


Segue aqui o link para os slides que apresentei em sala de aula:


  Beijos!

Se quiserem fazer um treino, deixem aí nos comentários que dou uma "olhadinha" antes da avaliação.


Byeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!

5 comentários:

  1. 2ª imagem

    Como que aqueles tempos erão bons...
    A brisa suave vindo em nossa direção com um cheirinho de mar. Eu e meus irmãos ali parados enquanto a nossa mãe trabalhava ali naquela barraquinha do acarajé, nós eramos muito felizes, corriamos todas as tardes à beira mar, eramos todos magros, estatura baixa como a nossa mãe tinhamos entre 7 e 13 ano de idade sempre lembro de tudo que nós brincavamos e conversavamos quando não estavamos no colégio tempos que não voltam mais...

    João Rafael Marques 1º ANO A.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, João! Percebo que você entendeu a proposta. Evite somente repetir algumas palavras, como, por exemplo,o advérbio de lugar "ali". Fique atento à pontuação.
    Correção básica:

    Como éramos felizes aqueles tempos! A brisa suave vindo em nossa direção, um cheirinho de mar... Eu e meus irmãos ali parados, enquanto nossa mãe trabalhava na barraquinha do acarajé. Sim,éramos felizes: corríamos todas as tarde à beira-mar,corpos magros, pequeninos, como nossa mãe, tínhamos entre 7 e 13 anos. Ainda me lembro de tudo que brincávamos e conversávamos quando não estávamos no colégio. Tempos que não voltam mais...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dany na 1ª imagem da mulher gravida eu posso dizer que ela é a mae da menina ou tenho que falar que era uma moça gravida?

    ResponderExcluir
  5. Resposta dupla:
    Para João: sim, é "naqueles tempos".
    Yara,
    Você pode dizer o que desejar: pode ser apenas mulher grávida ou mesmo a mãe da criança. Lembre-se,apenas, que precisa posicionar-se como uma das pessoas retratadas.

    Bjim, Gente!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

Flickr